Drogas e álcool na adolescência: Entenda os riscos
Drogas e álcool na adolescência, segundo pesquisas, é algo muito comum. Os adolescentes estão mais expostos a experimentar e como consequência, a tornar isso um hábito.
Existem diversos motivos que podem levar o jovem a iniciação no mundo das drogas e álcool na adolescência.
Como por exemplo, a curiosidade, que nessa fase é ainda mais presente, o jovem sente ele é invencível, que nada pode acontecer contra a vida dele.
Além disso, existe a necessidade de pertencimento, de estar em um grupo descolado que muitas vezes já faz uso de drogas e álcool.
Questões como traumas, depressão e problemas familiares podem empurrar o adolescente para as drogas, pelo efeito que a mesma causa.
Sem dúvidas precisamos trabalhar na conscientização dessa população e dos pais, que precisam entender como podem auxiliar, perceber comportamentos e procurar ajuda se necessário.
Em nosso artigo de hoje você vai saber com detalhes os riscos das drogas e álcool na adolescência.
Drogas e álcool na adolescência: Riscos
1 – Entenda os riscos para o cérebro
Quando falamos sobre o uso de drogas e álcool na adolescência temos que pensar nas consequências que isso pode trazer para o cérebro.
O cérebro humano se forma totalmente depois dos 24 anos de idade, por isso o abuso de substâncias é preocupante antes da formação total.
Algumas substâncias altera o funcionamento dos neurotransmissores, que é o que permite a comunicação com os nervos.
Como consequência disso tudo o jovem pode ter sua percepção alterada, além de desenvolver transtornos físicos e mentais crônicos, que vão o acompanhar o resto da vida.
2 – Diminuição da interação social
O jovem que abusa de drogas e álcool muda o seu comportamento radicalmente e por isso acaba se afastando dos seus familiares e de amigos que não compartilham com esse novo estilo de vida.
Atividades como esportes ou outra coisa que gerava prazer, também são deixadas de lado.
3 – Memória
O abuso de drogas e álcool na adolescência traz prejuízos para a memória, atingido de forma negativa a capacidade de memorização, principalmente na chamada memória de curto prazo.
Sendo assim, o que usamos para fazer as novas tarefas do dia – a – dia é altamente afetada e o jovem não consegue fazer quase nada.
4 – Rendimento escolar em queda
Pela falta da memória de curto prazo, o rendimento escolar pode cair, é comum que o adolescente se esqueça de fazer lições, estudar para prova e até mesmo toda sua capacidade de armazenamento de informações é afetada.
A falta de motivação para os estudos é outro ponto relatado. A escola passa a ser algo insuportável e muitos acabam desistindo ou repetindo vários anos.
5 – Comportamentos de risco
A adolescência é uma fase muito intensa, onde é mais comum comportamentos considerados de risco.
Porém, com o abuso de drogas e álcool as chances desses comportamentos de risco estarem presente é ainda maior.
Estamos falando de acidentes de carros, sexo sem proteção que pode ocasionar em gravidez indesejada ou mesmo doenças sexualmente transmissíveis.
Até mesmo, a depender da droga, o adolescente pode achar que tem um super poder, pulando de locais perigosos, arrumando brigas desnecessárias, entre outras coisas.
6 – Dependência química na idade adulta
O uso de drogas e álcool na adolescência torna a pessoa mais vulnerável a dependência química na idade adulta.
Tudo porque o cérebro vai permanecer com diversos receptores de substâncias e pelo hábito.
Na adolescência passamos a ter diversos hábitos que queremos levar para a vida adulta.
Se você é pai/mãe e quer evitar que mais prejuízos aconteçam na vida do seu filho, esse é o momento de pedir ajudar.
A Reset está pronta para entender e atender sua demanda, com os melhores profissionais do mercado.
Você não está sozinho nessa, conte conosco.